Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

9 Erros fatais na Prova da OAB que você não pode cometer

Fuja desses erros que os reprovados na OAB têm cometido..

Publicado por Alcaires Mendes
há 6 anos

Tão importante quanto acertar, é saber quais são os erros fatais na prova da OAB. Por isso decidi separar os maiores erros cometidos por quem não foi aprovado no exame de ordem.

Veja quais são e fuja deles! Mesmo que ainda não saiba que estratégia adotar, você já saberá pelo menos o que não deverá fazer!

Erro nº 1: Hábito de estudar apenas para as vésperas da prova:

    Muitos estudantes acabam carregando hábitos muito prejudiciais e desde o tempo da escola! A velha mania de somente estudar para uma prova na véspera.

    Eu acredito que isso é cultural no brasileiro, deixa tudo para última hora. Porém, mude essa mania desde já. Na época da escola isso funcionava muito bem, até porque as matérias que caíam na prova eram de 2 meses de aula no máximo. Mas com a OAB o buraco é mais embaixo.

    Como estudar para a prova da OAB?

    Você não pode se esquecer que a prova da OAB é um exame que contará com um conteúdo programático de 5 anos. Como estudar 5 anos na véspera? Impossível né? O que você tem que fazer é desde o primeiro período entrar com a consciência de que o conhecimento adquirido ali poderá ser utilizado na prova da OAB.

    Se entrar apenas com a cabeça voltada para festas e chopadas, quando chegar no 9 período é bem provável que você se arrependa. Isso costuma acontecer muito com Direito Constitucional que é ensinado nos primeiros períodos e quando chega no final da faculdade o aluno esqueceu quase tudo.

    Portanto, se você é de deixar tudo para o último dia, corte esse mal pela raiz o quanto antes. Até porque quando virar advogado (a), se quiser deixar para protocolar petições em cima de prazos fatais, você será um grande candidato a perder prazos.

    E uma coisa te garanto! Não deve ser nada pior para um advogado do que perder um prazo e gerar um prejuízo para o seu cliente. A propaganda negativa que esse cliente fará de você será terrível. Então, a primeira dica é: acabe de vez com essa mania de estudar apenas para véspera.

    Erro nº 2: Falta de organização com seus estudos:

      Esse é um erro que prejudica demais porque obriga o aluno a ter que estudar novamente uma matéria que ele já estudou. E infelizmente é o erro mais comum. Os estudantes de direito estudam direito constitucional para passar na faculdade e quando chega na prova da OAB, vão estudar a matéria toda de novo.

      Você já fez isso ou teve amigos que fizeram? É uma loucura, concorda? E isso costuma acontecer porque as pessoas perdem seus estudos, suas anotações e o que aprenderam na véspera estudando cai no esquecimento (como vimos anteriormente).

      Erros fatais na prova da OAB

      Aí como você esqueceu, você pega aquela matéria que já deveria saber e começa a estudar novamente. E aí quando chega um amigo chamando para sair o que você faz? Diz que tá sem tempo porque tem que ficar estudando. Quando na verdade é você que está jogando seu tempo na lixeira.

      A vida de estudante de direito é corrida. Você tem que buscar bons estágios, estudar as matérias e passar no TCC (se tiver com dificuldades, clique aqui saber como fazer seu TCC em menos de uma semana). Portanto, se você não for organizado, você vai ter o trabalho de estudar novamente uma matéria que você já viu.

      Isso é a morte né? Mas eu vejo muitos alunos, seguidores do Teor Jurídico, contando que cometeram esses erros fatais na prova da oab no meu Whatsapp.

      Aliás se você também quiser receber minhas dicas por lá, é só clicar no botão abaixo que te ajudarei também com dicas, orientações e recomendações.

      E para vermos se você é organizado ou não, me diga pelo whatsapp ou nos comentários deste artigo. Você tem guardado os seus resumos, os seus estudos de todas as provas que você fez na faculdade? Tem os seus resumos das provas do 4º período, por exemplo?

      Como organizar os estudos para a prova da OAB

      Essa eu tenho que te confessar que pequei um pouquinho também, mas felizmente não me impediu de ser aprovado ainda quando estava no 9º período. Mas o meu problema foi porque eu usava cadernos nas aulas e depois para achar os meus resumos foi uma confusão dentro dos meus armários, mas depois de lutar muito consegui encontrá-los.

      Talvez seja isso que você esteja pensando agora.. Meu Deus onde será que está meu caderno do 4º período? Isso é complicado também porque cria um volume absurdo nos armários e prateleiras. Sem falar que só para reunir tudo perdemos um tempo precioso.

      Armazenamento em nuvem como funciona

      Por isso eu tenho uma dica sensacional para você evitar tudo isso. Faça todos os seus resumos pelo google drive e crie eles como google docs que é um arquivo bem parecido com o word só que é do google e fica armazenado numa nuvem. Fazendo assim, acabaram os seus problemas de revirar o armário, carregar peso, ou dar bronca na faxineira porque não está achando os seus cadernos.

      Bastará você digitar google drive e o nome do arquivo e pronto! Você levou 2 segundos para encontrar seu material! Não é fantástico? E estando os arquivos na nuvem em qualquer lugar que tiver uma internet você conseguirá acessá-los. E se você ficar com medo de perdê-los é só fazer um backup para o seu computador.

      Se você é daqueles que gosta de escrever com caneta ou lápis seus estudos, eu te aconselho fortemente entrar no mundo digital e passar a fazer os resumos pelo google docs, pois ganhará muito mais tempo para se dedicar com outras questões.

      Gostaria de receber dicas, materiais e ofertas exclusivas sobre como passar na OAB? Clique aqui ou no botão abaixo para participar de comunidade exclusiva do Teor Jurídico no Telegram.

      Quer conhecer os outros 7 erros? Clique Aqui para Continuar lendo este artigo no site do Teor Jurídico.

      • Sobre o autorVocê nunca vai conquistar o que deseja se não for atrás de conhecimento.
      • Publicações15
      • Seguidores88
      Detalhes da publicação
      • Tipo do documentoNotícia
      • Visualizações1306
      De onde vêm as informações do Jusbrasil?
      Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
      Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/9-erros-fatais-na-prova-da-oab-que-voce-nao-pode-cometer/609596166

      Informações relacionadas

      Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
      Artigoshá 9 anos

      3 dicas preciosas para gerenciar o seu tempo de prova

      Atualização Direito, Advogado
      Artigoshá 6 anos

      Matérias que você deve priorizar no exame da OAB

      Rodrigo Costa Advogados, Advogado
      Artigoshá 3 anos

      Calúnia, difamação e injúria: entenda a diferença e tudo sobre os crimes

      0 Comentários

      Faça um comentário construtivo para esse documento.

      Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)